top of page
  • Foto do escritorLua Bittencourt

9 Dicas para cachorros com medo de fogos de artifício





O fim do ano chegou e já estamos na contagem regressiva de uma das piores épocas do ano para os cachorros: as festas de reveillón.


Os estampidos dos fogos de artifício usados nas comemorações de ano novo ouvidos pela super audição dos pets é simplesmente assustador. Muitos têm tanto medo que chegam a passar mal e podem até falecer.


Para ajudar com isso, vamos deixar 9 dicas do que fazer se seu cão tiver medo de fogos:


(1) Deixe o cão dentro de casa em local onde ele se sinta seguro: muitos cachorros procuram um ambiente acolhedor, então, se tiver uma casinha, ou como arrumar um cantinho onde possam ficar durante esse tempo, será uma ótima opção. Isso pode ser feito, por exemplo, montando uma tenda com lençol, como aquelas cabanas que fazemos na infância, ou com uma caixa, onde ele possa ficar, se quiser. Coloque junto itens que seu pet já gosta, como uma cobertinha, e feche as portas e as janelas para que ele não veja os flashes dos fogos e se sinta mais confortável.


(2) Faça companhia e não demonstre nervosismo: se você se desesperar, o cachorro vai ficar ainda mais angustiado. Por isso, fique próximo e tranquilo, para que ele se sinta seguro. Se ele estiver com medo, haja normalmente, sem mostrar pena e fazer carinho, pois isso pode aumentar a insegurança dele. Afinal, por estarem com medo, alguns cães podem ser mais reativos nessas ocasiões. Caso ele não queira contato, nem carinho, respeite o espaço dele e observe os sinais que o seu cão dá.


(3) Não vá para rua com ele na hora dos fogos: mais assustador que o barulho, pode ser ainda ver os fogos explodindo e as pessoas na rua gritando e comemorando o ano novo. São muitos estímulos que podem fazer o cachorrinho ficar com ainda mais medo.


(4) Não prenda o seu cachorro, nem use sedativos: infelizmente existem muitos relatos de cães que são acorrentados durante o ano novo e acabam se enforcando. Não faça isso de jeito nenhum. E quanto aos sedativos, eles podem ser muito perigosos para a saúde do seu cão.


(5) Use petiscos e brinquedos para distraí-lo: oferecer algo que seu cachorro goste para que não preste atenção nos fogos pode ser uma ótima estratégia para deixá-lo mais confortável. Separe para esse momento os brinquedos e petiscos preferidos. Brinquedos interativos e mordedores são ótimas opções para esse momento. Eu gosto muito de rechear uma Bonequinha da Pet Games e colocá-la para congelar e oferecer em momentos assim, porque eles ficam muito entretidos por um tempo. É importante lembrar que nenhum brinquedo é 100% indestrutível e a brincadeira precisa ser monitorada. E tenha em mente que alguns pets ficam com tanto medo na hora do barulho, que sequer pegam essas coisas. Se isso acontecer, respeite a opção dele.


(6) Coloque uma música calma: De acordo com algumas pesquisas acadêmicas, a música clássica e o reggae são os gêneros musicais que mais ajudam os cães a ficarem calmos. Os pesquisadores observaram que enquanto ouviam essas canções, havia uma diminuição no nível de estresse nos cães, observada através da medição dos batimentos cardíacos dos animais. Mas, fique atenta ao volume, porque como a audição deles é poderosa, a música muito alta pode incomodá-los.


Para ajudar nisso, preparamos uma playlist especial com músicas para acalmar cães. Dá o play e deixa no "repetir".



(7) Coloque produtos específicos para acalmar o seu pet: Converse sempre com o veterinário responsável pelo seu pet e, caso seja necessário, você pode optar por alguns produtos que são usados para acalmar, mas que não possuem contra-indicação, como o Adaptil para cães, o Feliway para gatos e os florais. O ideal é começar a utilizar alguns dias antes do ano novo. Nós já usamos tanto o Adaptil Spray (borrifamos numa bandana e colocamos neles), quanto o Floral Animal CromoPet Domínio da Ansiedade e tivemos bons resultados.


(8) Pode aumentar o volume da TV ou do som para abafar o som dos fogos: Use também os "barulhos da casa" a seu favor, ou seja, deixe os sons de coisas que já são familiares ao seu pet, como tv, música e aparelhos domésticos.


(9) Elimine possíveis rotas de fuga: com o desespero, alguns cães podem tentar fugir. Por isso, confira as portas, portões e janela da casa, para evitar que ele saia e se perca. E não se esqueça: é fundamental que ele esteja SEMPRE com uma coleira com identificação. Assim, caso ele fuja e alguém encontre, fica bem mais fácil dele voltar para casa de forma segura.


Você tem mais alguma sugestão de dica? Deixa nos comentários! E um Feliz Ano Novo!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page