top of page
  • Foto do escritorLua Bittencourt

Cachorros podem comer maçã?




Basta você pegar uma maçã para comer que seu cachorro aparece atrás de você com aquele olhar fofo querendo um pedacinho? Sei bem como é isso. E como é difícil resistir a essa carinha pidona que eles dão para nós.


Todos sabemos como as maçãs são conhecidas como opções saudáveis para os humanos, por reunirem importantes vitaminas e antioxidantes, mas sempre vem a dúvida: será que cachorros podem comer maçã? A resposta é: sim, mas com o devido cuidado, como vou explicar a seguir.



Benefícios da maçã para os cachorros


Assim como acontece com os humanos, a maçã possui vários benefícios para os cachorros, como por exemplo:


1. Ela é rica em vitamina A, que colabora para o melhor funcionamento do organismo, ajuda a manter a pele e a visão saudáveis, inclusive atuando na prevenção da cegueira noturna em cães.


2. A maçã é uma importante fonte de fibras, que estão contidas principalmente em sua casca. Por isso, sempre que perguntarem se pode dar maçã com casca para cachorro, você já pode responder que sim! Afinal, essas fibras vão contribuir com a proteção ao acesso arterial, ajudar a reduzir a absorção dos níveis de açúcar no sangue e auxiliar a regular o trânsito intestinal do animal. A pectina, que se concentra na casa da fruta, vai ajudar ainda a diminuir os níveis do colesterol ruim.


3. A maçã não é muito calórica, nem gordurosa, então é uma excelente alternativa de petisco para animais que estejam acima do peso, devendo ser oferecida sempre nas quantidades diárias indicadas na dieta prescrita pelo médico veterinário.


4. Com sua textura firme, as maçãs também são uma ótima maneira de ajudar a manter os dentes do seu cão limpos e refrescar o hálito do seu pet, colaborando assim para a sua higiene bucal.


Perigos da maçã para os cachorros


As sementes da maçã contêm cianeto e, embora seja uma quantidade muito baixa, esse produto químico é liberado quando são mastigadas e dependendo da frequência pode acumular no organismo e causar problemas para o cachorro. Por isso, sempre tire as sementes da maçã antes de seu cachorro comê-la.


Outro ponto para ter atenção é que, apesar de não ter muitas calorias, a maçã possui o açúcar natural das frutas e, por isso, se for oferecido em excesso, pode contribuir para o aumento de peso dos cães. Por isso, sempre atenda às quantidades diárias indicadas pelo seu médico veterinário de confiança.


Além disso, ofereça a maçã com supervisão, principalmente na primeira vez, para observar se o animal tem alguma dificuldade em comer o alimento, ou até alguma alergia.


Como oferecer maçã para os cachorros?


A maçã pode ser oferecida de várias maneiras para o seu cachorro. Mas, é muito importante sempre tirar o caule e as sementes, pois elas contêm cianeto. Apesar de ser numa quantidade baixa, ele é liberado quando as sementes são mastigadas. Então, não se esqueça: sempre tire esses itens antes de dar para o seu cachorro.


Essas são as principais formas que usamos aqui em casa:


1. “Kong” de maçã: Use uma faca ou um extrator para tirar o caule, sementes e o miolo da maçã. Assim, você vai poder rechear com algum sachê, ração úmida, ou outra pastinha que o seu cachorro goste. Para a diversão durar mais tempo, esse “kong” de maçã pode ser levado ao congelador.





2. Maçã fatiada: É uma boa opção de petisco para fazer treinos. Observe seu cachorro comendo para identificar qual o tamanho de fatia que ele gosta mais. Cookie, por exemplo, prefere fatias bem finas, então faço no fatiador de legumes, ficam lâminas quase transparentes. Já a Cacau gosta de fatias mais largas, para mastigar os pedacinhos. Uma outra alternativa é cortar a maçã no formato de palitos e dar como se fosse um brinquedo de roer.





3. Chips de maçã: Fazemos essa receita na Air Fryer e é bem fácil. Pegue uma maçã lavada e seca, tire o miolo e o cabinho, e corte a fruta ao meio. Depois, faça fatias bem finas (você pode usar um fatiador de legumes aqui também). Coloque essas fatias na Air Fryer já pré aquecida por 3 minutos a 180ºC. Deixe por 10 minutos e, após, abra e chacoalhe. Aguarde mais alguns minutos, sempre checando e chacoalhando. Deixe elas secarem por alguns minutos para ficarem crocantes. Você pode colocar uma pitadinha de canela, se o seu cachorro gostar. É sempre um sucesso por aqui!





4. Maçã amassada: ela pode ser uma ótima opção para rechear brinquedos. A maçã pode ser cozida ou assada na água, ou no microondas até que fique com textura para ser amassada como um purê, da mesma forma que costumamos fazer para bebês. A consistência pode ser como seu cachorro preferir: apenas amassada com um garfo, ou mais cremosa, batida com um mixer. Aí, é só espalhar dentro do brinquedo recheável. É uma ótima opção para congelar também.





5. Picolé de maçã: Esse picolé vai refrescar seu cachorro nos dias mais quentes. Basta bater no liquidificador a fruta em pedaços adicionando água aos poucos até ficar com uma consistência de suco. Para ficar ainda mais gostoso, você pode usar água de coco. Coloque o líquido em formas de picolé, formas de gelo, ou em brinquedos recheáveis, leve ao freezer e espere algumas horas até congelar. Para incrementar, você pode colocar também uns pedacinhos de maçã cortada, ou misturar com outras frutas como banana e manga.





Qual maçã oferecer para o cachorro?


Na hora de escolher o tipo de maçã para os cachorros, é comum ter dúvida, já que existe uma enorme variedade dessa fruta. A Fuji costuma ter uma boa aceitação entre os cães já que é mais doce, bem molhadinha e crocante na medida certa. Por outro lado, a maçã verde, por ser mais ácida, não costuma fazer tanto sucesso com os cachorros.


Dica do Chef JaCão


Bom, como você pode ver, a maçã é uma das frutas mais recomendadas para os cães. Por isso, se está em busca de um bom alimento para poder dividir durante um lanche com o seu cachorro, a maçã pode ser uma ótima opção para esse momento de amor, como explica o nosso querido Chef JaCão:





Por fim, é importante lembrar: antes de oferecer um alimento novo, consulte sempre o médico veterinário de sua confiança e obedeça às quantidades indicadas por ele. Afinal, cada cachorro é único e só um profissional pode orientar sobre a alimentação adequada para manter o seu cachorrinho sempre saudável.


Agora, me conta nos comentários: seu cachorro gosta de comer maçã?



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page