top of page
  • Foto do escritorLua Bittencourt

O que cachorro pode comer no Natal?




Então, é Natal e é nesse clima de confraternização familiar que nossos bichinhos aproveitam que os humanos estão distraídos para se aproximarem da mesa e tentarem pegar um pedacinho da ceia para eles!


Por isso, é preciso redobrar a atenção nessa data comemorativa, afinal, muitos pratos tradicionais da ceia de Natal são tóxicos para os animais, como por exemplo:


Panetone: Por ser um tipo de pão, esse é um alimento que já deve ser evitado pelos cães, pois além de ter açúcar, passa ainda por um processo de fermentação, que ao ser ingerida pelos cães pode causar desconforto abdominal e até problemas na digestão. E mais: o Panetone possui também frutas cristalizadas, uvas passas e até chocolate, que são substâncias tóxicas para eles.


Chocolate: Além de ser um ingrediente comum em várias sobremesas, o chocolate costuma ser um presente habitual no Natal. Como é feito de cacau, o chocolate possui uma substância chamada Teobromina que, mesmo em quantidades baixas, pode causar a intoxicação do seu cachorro e ser fatal. Logo, não deixe ninguém da família oferecer nem um pedacinho para o seu melhor amigo.


Uva: Nenhum tipo de uva deve ser oferecido para os cães: nem a fruta em si, tampouco a uva passa, pois pode causar intoxicação nos pets e, dependendo da quantidade, pode levar a um quadro agudo de insuficiência renal, além de outros sintomas, como por exemplo vômito, desorientação, diarreias intensas e dor abdominal.


Bebida Alcoólica: Nessas reuniões de família sempre aparece um que quer dar cerveja ou vinho para o cachorro, né? Isso é tão errado que chega ser um crime previsto na legislação! De acordo com a Lei Sansão, oferecer qualquer bebida alcoólica para um cão ou gato é considerado crime de maus-tratos. E mais: nesse caso, o infrator pode ser penalizado com multa, proibição de guarda ou até mesmo pena de prisão. Evite que seu pet seja intoxicado com etanol: isso pode gerar úlceras, gastrite, problemas renais, psicológicos e até mesmo o óbito. Se quiser lhe dar um agrado, existem opções de vinho e de cervejas que são feitas especialmente para cães, com ingredientes adequados, como a Dog’s Wine, a Dog Beer e a Cãolorado. Assim, o seu cachorrinho pode participar do brinde com a família com tranquilidade e segurança.


Mas, afinal, o que cachorro pode comer no Natal?


Numa família multiespécie não pode faltar uma ceia especial para o pet também participar dessa festa. Então, converse com o seu médico veterinário de confiança para ver o que ele indica para o seu bichinho de estimação.


Aqui em casa costumamos oferecer panetone para pets, petiscos, batata cozida, chips de batata doce, ração úmida, ovos cozidos, ou até frutas como banana e maçã.


E para você não se esquecer dessas dicas, o Cookie fez uma música que eu aposto que vai ficar na sua memória!





→ Agora me conta: o que seu cachorro vai comer no Natal?


104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page